Comprar um imóvel não é uma decisão qualquer, como comprar uma blusa ou escolher o sabor de uma torta. Por isso, depois de decidir investir em um apartamento, em que você analisou diversos fatores, o que você mais quer, é que a parte burocrática do processo seja simples e rápida, certo?! Então vamos conhecer um pouco dos trâmites da documentação imobiliária e conferir um checklist essencial para acelerar o processo.
Um dos primeiros pontos a levar em consideração é o suporte de uma imobiliária com experiência e com a qualidade de um bom departamento jurídico. Se você está vindo morar em Itapema ou Balneário Camboriú, é porque você quer aproveitar e não ficar tentando traduzir e entender processos burocráticos, certo?!
Esse apoio de uma imobiliária em itapema é importante pois, apesar de claro, o processo de compra de um apartamento pode esbarrar em alguns problemas comuns, como aqueles relacionados à matrícula ou à certidão negativa tributária. De uma maneira geral, se não houver pendências na matrícula nem débitos vinculados ao imóvel ou ao dono, o processo pode ser super ágil.
Passo a passo da documentação imobiliária

Os documentos básicos para diversos processos, tanto por parte do comprador quanto do vendedor, são os documentos pessoais (RG, CPF, CNH), certidão de casamento e certidões negativas.
Após a análise do departamento jurídico da imobiliária que você confia, existe uma ordem de trâmites a serem seguidos para que tudo saia de maneira correta e ágil.
Confira como funciona a documentação imobiliária:
- O principal item da documentação imobiliária é a escritura do imóvel, que também pode ser chamado de “título de propriedade”. É nele que consta o histórico do imóvel, com dados sobre outras vendas, por exemplo.
- Com ele em mãos, o começo do processo ocorre com a transferência entre os proprietários. Essa parte ocorre em um cartório de registro de notas. Aqui, é importante notar algumas diferenças caso a compra seja à vista ou a prazo. No primeiro caso, é preciso lavrar a escritura pública do imóvel. A prazo, é utilizado um instrumento particular de compra e venda.
- O próximo passo é o pagamento do ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis), responsabilidade de quem está comprando o apartamento. Ele é pago em uma única parcela e é calculado a partir do valor do imóvel.
- Feito isso, o comprador precisa voltar ao cartório em que o imóvel está registrado e registrá-lo novamente. Não é suficiente transferir o nome da escritura. É necessário também registrar novamente para efetivar a troca de propriedade.
- É nesse novo registro que é feita uma atualização do RGI (Registro Geral de Imóveis), documento que serve para assinalar as alterações na estrutura do bem.
Pronto para morar?
Com o apoio de uma boa imobiliária, esse universo de documentos, siglas e vaivéns torna-se muito mais simples. E que tal aproveitar que você tirou algumas dúvidas em relação à documentação imobiliáriae conferir alguns dos melhores locais para comprar apartamento em Meia Praia?
Para isso, você pode contar com o apoio de quem tem segurança e experiência como imobiliária em Itapema. Depois é só assinar a papelada, abrir a janela do seu apartamento em Itapema e curtir a vida sem burocracia.
