6 cidades para comprar apartamento em Santa Catarina

Considerado um dos melhores Estados para viver no país, não é difícil entender por que comprar um apartamento em Santa Catarina seja uma ótima ideia. Além de belezas naturais incomparáveis, o Estado possui 8 entre as 50 melhores cidades para se viver no país, de acordo com o ranking do Índice de Governança Municipal, o qual considera atributos como segurança, saúde, educação, habitação, gestão fiscal, entre outros para classificar os municípios.

Há ainda outros fatores que favorecem este belo Estado, como possuir turismo o ano inteiro, seja pelas praias, pela serra, abundante natureza ou mesmo os grandes eventos espalhados pelo calendário. Ainda, estudos demonstram que Santa Catarina possui qualidade e expectativa de vida acima da média nacional, tornando-se o segundo melhor Estado do Brasil para se viver, de acordo com os índices do DGE. A seguir vamos discutir um pouco mais sobre algumas das melhores cidades para se investir em um apartamento de alto padrão em SC.

Melhores cidades para ter apartamento em Santa Catarina

Florianópolis

apartamento em santa catarina florianopolis
Apartamento em Santa Catarina – Florianópolis

Com o maior IDH (0,847) entre as cidades litorâneas do país, e terceiro maior geral, a cidade se destaca por ser um polo de tecnologia, possuindo uma das maiores concentrações de startups do Brasil. A ilha conta com 43 praias e uma significativa parte de seu PIB vem do turismo, além de comércio e serviços e da produção de mariscos. Outro ponto positivo é que possui uma das melhores universidades federais do país, a UFSC.

Balneário Camboriú

apartamento em santa catarina balneário camboriu
Apartamento em Santa Catarina – Balneário Camboriú

Além de ter praias lindas que atraem turistas o ano inteiro, sendo uma das principais do sul do país, Balneário Camboriú possui uma vida noturna muito ativa e animada, e é a segunda cidade no ranking do IDH em Santa Catarina, com 0,845. Possui uma população em crescimento, com aproximadamente 125 mil habitantes, podendo registrar até um milhão durante a alta temporada.

Itapema

apartamento em santa catarina itapema

Possui uma população inferior às citadas anteriormente, porém se destaca por ser um município jovem, portanto mais organizado e estruturado que a maioria dos outros municípios, tendo apresentado grande crescimento populacional nos últimos anos. Além disso, este fator faz com que a infraestrutura seja mais moderna, utilizando tecnologias mais recentes em seus prédios e construções. A compra de um apartamento em Itapema possui tendência de forte valorização já que construção civil da cidade registrou o maior crescimento de área construída de SC.

Porto Belo

apartamento em santa catarina porto belo
Apartamento em Santa Catarina – Porto Belo

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae em 2019, Porto Belo é um dos municípios com maior probabilidade de crescimento populacional. Sua economia chegou na 48º posição do quadro geral comparado com outras cidades, e o IDHM alcançou índice de 0,760. Para incentivar o crescimento, a cidade investe em programas para micro e pequenos empreendedores e oferece suporte à projetos que favorecem ao desenvolvimento do local.

Porto Belo é uma das cidades do litoral catarinense e conta com pequenas praias lindas com ar tranquilo para quem deseja estar perto de tudo e ao mesmo tempo ter um refúgio pertinho do mar.

Blumenau

apartamento em santa catarina blumenau
Apartamento em Santa Catarina – Blumenau

Imagem: encurtador.com.br/qxJ39

Chamada de “pequena Alemanha”, foi fundada em 1850 e ainda é amplamente influenciada por seus colonizadores. É palco da chamada “Oktoberfest brasileira”, portanto, atrai turistas todos os anos de todas as partes do Brasil. Economicamente se destaca por mecânica, metalúrgica, informática e produção têxtil. Fica na nona posição das cidades mais conectadas e inteligentes do país.

Chapecó

apartamento em santa catarina chapeco
Apartamento em Santa Catarina – Chapecó

Imagem: encurtador.com.br/xEY59

Tem o apelido de “capital do Oeste” por liderar a economia da região do Estado. Importante centro industrial, financeiro e educacional, tem forte presença especialmente no mundo dos negócios. Por conta disso, acaba apresentando valorizações imobiliárias frequentes.

Agora que você já sabe algumas das principais cidades para comprar um apartamento em Santa Catarina, seja no litoral ou no interior, está na hora de decidir qual das opções combina mais com você. Entre em contato com a Potencial, imobiliária em Itapema para conversar a respeito das cidades disponíveis e do perfil ideal para você.

Deixe uma resposta