7 dicas de como manter o espaço limpo com cachorro em apartamento

Cuidar de cachorro em apartamento é um desafio diário, não é mesmo? Mas a boa notícia é que essa dificuldade pode ser facilmente superada com algumas boas práticas voltadas para quem não consegue viver sem um animalzinho de estimação dentro do lar.

Separamos sete dicas bastante simples e eficientes que vão te ajudar a manter o espaço de seu apartamento de alto padrão sempre limpo.

1.      Dê banho no pet com frequência

cachorro em apartamento banho e cuidados

É natural que seu pet apresente odores e espalhe pelos por todo o apartamento. Nesse caso, para eliminar o mau cheiro e manter o ambiente higienizado, é necessário levar o cachorro para tomar banho frequentemente. 

Isso porque não adianta nada você higienizar o espaço todos os dias e o animalzinho permanecer sujo, pois o trabalho será em vão. Portanto, as duas ações devem ser feitas concomitantemente, para que os cômodos fiquem sempre cheirosos e limpinhos.

Dica: Veja com o veterinário com a frequência ideal de banho para a raça do seu cãozinho.

2.      Mantenha uma rotina de limpeza do espaço

cachorro em apartamento rotina de limpeza

Ter cachorro em apartamento também requer uma rotina de limpeza mais intensa, de modo que a sujeira decorrente dos pelos, xixi, fezes e de possíveis vômitos não impregne odores no ambiente.

Mesmo que o pet seja treinado para fazer as necessidades em um local específico, pode ocorrer de ele mirar o xixi, por exemplo, em lugares errados. É preciso ter paciência, se organizar e estabelecer um cronograma de higienização para manter o lar sempre limpo.

Dica: Fazer um passeio matinal com o pet, ali pertinho de seu apartamento, pode diminuir a quantidade de necessidades feitas dentro do apartamento.

3.      Ensine o cão a fazer necessidades no local certo

cachorro em apartamento treinamento

Se você deseja ter um cachorro em apartamento, é imprescindível adestrar o pet e ensiná-lo a fazer as necessidades no local certo, naquele cantinho com jornal que você preparou para ele.

Vale destacar que esse processo de ensinamento deve ser feito desde o primeiro dia do pet no apartamento, mostrando repetidamente onde fica o “banheiro” dele. Nesse caso, uma tática eficaz é presentear o animalzinho com petiscos gostosos toda vez que ele fizer xixi e cocô no lugar certo e nunca brigar com ele, apenas ensinar!

4.      Higienize sofás e tapetes

Como você sabe, acidentes acontecem e não é preciso agir como se fosse o fim do mundo se seu cachorro fizer xixi, cocô ou vomitar no sofá ou no tapete. Se isso ocorrer, você deve reforçar o ensinamento ao bichinho e limpar o local.

Primeiro, remova a parte sólida da sujeira e depois esfregue com bucha, água e detergente, ou utilize o aspirador para tirar a umidade do local. Você também pode usar um pouco de vinagre para facilitar a remoção, além de borrifadores perfumados para finalizar o processo.5.Cubra sofás e poltronas para evitar problemas

Veja também:

5.      Cubra sofás e poltronas para evitar problemas

cuidados com cachorro em apartamento

Agora, se você não suporta a ideia de seu cachorro sujar o sofá e as poltronas, a melhor alternativa é cobrir esses móveis com mantas e tecidos grossos. Esses elementos podem contribuir, inclusive, para a decoração do cômodo.

Tal iniciativa também evita que os pelos do pet se acumulem no local.

6.      Invista em cheirinhos de ambientes

Apesar de não eliminarem o mau cheiro do cachorro, os produtos desenvolvidos para perfumar o ambiente podem ajudar a deixar os cômodos mais cheirosos e agradáveis. Eles devem ser borrifados e passados no chão após a faxina.

Esses perfumes são comercializados na forma de aromatizadores de ambiente, incensos ou borrifadores de perfume.

7.Limpe os potes de ração e água diariamente

cachorro em apartamento cuidados no dia a dia

barriga no bichinho, abrigar fungos e ser foco do mosquito da dengue –, a higienização periódica desses itens ajuda a manter o espaço cheiroso e organizado.

É preciso reconhecer que criar cachorro em apartamento realmente não é fácil, certo? Contudo, seguindo essas dicas, você poderá manter o ambiente limpo, agradável e ainda aproveitar o carinho, o amor e a alegria que só o seu pet pode proporcionar a você e à sua família.

Por isso, é muito importante cuidar do animalzinho do modo certo. E se você quer viajar e levar seu pet junto, não deixe de conhecer os Pets Shop em Itapema!

Até a próxima.

Deixe uma resposta