Entenda as diferenças entre o condomínio horizontal e o vertical

Já ouviu falar em condomínios verticais e horizontais? Muita gente não tem clareza do que os difere, mas conhecer essa diferença é essencial para fazer a melhor escolha para você e para sua família na hora de procurar um novo imóvel.

A sua residência pode até não ser o ambiente que você mais fica, seja por conta da rotina de trabalho ou até pela ausência de conforto, então, antes de decidir em qual tipo de imóvel você irá investir, é necessário fazer um levantamento de prós e contra dos disponíveis no mercado imobiliário.

Caso você ainda esteja hesitante acerca da compra de um imóvel, leia: “Investir em imóveis: vale a pena? Como começar?“. Temos certeza que seus caminhos se abrirão!

Ademais, pensando em auxiliar sua pesquisa acerca da diferença entre os condomínios verticais e os condomínios horizontais, bem como as vantagens e desvantagens de cada um, a Potencial Imóveis tem algumas pontuações a fazer. Boa leitura!

Tipos de condomínios residenciais

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra condomínio significa, literalmente, um domínio que pertence a duas ou mais pessoas. Porém, é igualmente fácil como uma pesquisa no Google encontrar anúncios de venda que declaram ter disponíveis apartamentos em condomínio vertical e casas em condomínio horizontal, e na verdade, essa definição simplista poderá lhe induzir a erro.

Ficou confuso? O problema é justamente esse! O tipo do condomínio é definido de acordo com a posição do elemento que separada cada unidade habitacional privada. O plano de separação é o que conta. Vamos falar das particularidades de cada tipo separadamente!

1. Condomínios verticais

Diferente do que se acredita, o condomínio vertical é aquele formados por várias unidades habitacionais espaçadas em um terreno. Mas espere, não seria o contrário? Não mesmo!

Quando afirmamos que o que define essa classificação de empreendimentos é o que aduz o projeto civil apresentado pela construtora responsável pela edificação, não é mentira. Um projeto de construção de várias unidades habitacionais ladeadas (ou seja, lado a lado, à frente, na rua de trás) possui separações horizontas de domínio de propriedade privada.

condomínio vertical visto de cima, com diferentes casas, ruas e vegetação

Conseguiu visualizar? As vilas formadas em condomínios fechados, por exemplo, são partes do condomínio vertical.

Ademais, por conta da usabilidade e muitas vezes porque as construtoras, incorporados e até o poder público não utiliza a qualificação correta esplanada, você não será mal interpretado caso declare que se o crescimento do condomínio se der para cima, trata-se de uma construção em vertical. Apenas tenha em mente que tal definição difere da de condomínio vertical.

Pontos positivos desse tipo de condomínio

A grande vantagem de residir em condomínios habitacionais de casas é que as áreas em comum, por serem de todos, são protegidas 24 horas por dia, bem como a entrada de estranhos nas “ruas” do condomínio não é permitida sem identificação.

Para criar os filhos com mais tranquilidade, espaço amplo e no térreo (mesmo que você construa um sobrado no lote de terras adquirido), indica-se o investimento em uma empreendimento vertical com alto padrão de qualidade. É uma moradia para a família.

Ademais, a arquitetura sofisticada destes condomínio costuma ser inigualável. Casas de cinema que você inclusive poderá decorar a fachada sem ter que escondê-la (protegê-la) atrás de um portão ou muros altos. Criar um belo jardim, por exemplo, é uma possibilidade!

A qualidade de vida neste ambiente é extremamente prezada, haja vista que alguns residenciais desses possuem infraestrutura completa de lazer dentro de sua casa e também compartilhada.

Os Contras do condomínio vertical

Normalmente estes formatos de condomínio são implantados em localizações mais distantes dos centros comerciais e mais próximos à natureza, por exemplo. Se você quer investir em um imóvel no centro da cidade e perto de tudo, este não é o indicado. É uma forma de exclusividade, porém não são todos que se acostumam a esse formato.

2. Condomínios horizontais

Por sua vez, o condomínio horizontal é aquele que é formado por apartamentos constituídos em formato de torre ou edifício.

É errôneo o entendimento de que o condomínio horizontal é aquele que diz respeito várias casas construídas no mesmo terreno. Caso você esteja comprando um imóvel na planta, por exemplo, a definição que constará é o do plano de separação horizontal de unidades habitacionais haja vista que o seu teto será o chão para quem está acima.

Imagem do projeto do Brava Home Resort, um condomínio horizontal composto por diferentes prédios no litoral de Santa Catarina

Os Prós do condomínio horizontal

Seguindo a mesma linha de raciocínio do condomínio vertical, residir em um condomínio de apartamentos também será bastante seguro, privado, porém é bem mais prático para a correria do dia a dia já que apartamentos se localizam, na maioria dos casos, nos centros das cidades, próximo ao trabalho, à praia, aos shoppings e supermercados.

Vale ressaltar que as áreas de lazer gourmet de condomínios horizontas de apartamentos costumam ser de alto padrão! Isso se dá porque vários outros moradores, como você, estão pagando uma taxa fixa para isso.

Aproveite e invista em um apartamento na praia, já pensou? Todos essas vantagens e ainda um mar a poucos passos?

Os Contras do condomínio horizontal

Os apartamentos não são tão espaçados como as casas, então pode ser que você tenha que fazer mais silêncio, não escutar música tão alto, obedecer regras de dias e horários para manutenção ou até para pregar quadros nas paredes.

Sabemos que cada criança tem uma personalidade, mas podemos afirmar que todas são curiosas, e neste caso é interessante observar a segurança das sacadas e janelas: pode ser perigoso para morar com crianças. Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde e bem estar dos filhos, não é mesmo?

Dito isto, qual tipo de investimento imobiliário mais te interessa? Conte pra nós, e siga acompanhando nosso blog para mais dicas de imóveis, decoração e qualidade de vida com o mercado imobiliário de luxo que a Potencial Imóveis mostra a você!

Deixe uma resposta