O que é mezanino e como utilizar: veja projetos inspiradores

Você já ouviu falar em Mezanino? Esta é uma tendência que cresce a cada dia mais e vem ganhando o coração de quem gosta de decoração e precisa otimizar o espaço da sua casa ou apartamento. Por outro lado, saber como utilizar o mezanino da melhor forma e harmonizar com o resto do seu imóvel pode ser uma etapa mais complicada.

Apesar disso, com as dicas certas, a aplicação do mezanino pode trazer todo um charme e, mais do que isso, aproveitar melhor o espaço que você já tem. Pensando nisso, separamos dicas de utilização e 5 projetos incríveis para você se inspirar a finalmente incluir esse ambiente ao seu lar.

Também selecionamos as vantagens e desvantagens, mas, antes de mais nada, vamos entender melhor o que é mezanino.

Ah! E se você gosta de decoração e quer saber como aprimorar o aspecto estético da sua casa, confira também nossa publicação com dicas incríveis de decoração litorânea.

Afinal, o que é mezanino?

A melhor definição para explicar sobre essa tendência de arquitetura, é: mezanino é um espaço localizado entre o térreo e o teto, com o objetivo principal de otimizar o espaço de um imóvel e agregar ornamento ao ambiente. Há diferentes e diversas possibilidades de utilização, a escolha do melhor depende, principalmente, das suas necessidades e expectativas.

Para além de um projeto arquitetônico para imóveis residenciais, os mezaninos também são amplamente utilizados para espaços comerciais, uma ótima alternativa para quem precisa de um espaço extra.

As utilizações mais comuns são acima das salas de jantar e salas de estar. Para as casas com espaço consideravelmente reduzido, também é comum que o mezanino fique acima da cozinha, utilizado para abrigar algum quarto. Por sorte, se bem feito e bem planejado, o mezanino pode agregar – e muito – a decoração do seu imóvel.

Como utilizar o mezanino no seu imóvel?

Depois de decidir que vai ser incluso o mezanino ao projeto arquitetônico da sua casa, a próxima etapa é entender a melhor maneira de utilizá-lo. Além disso, é necessário conhecer os materiais mais indicados para a obra. Mas, calma, que vamos te ajudar.

Antes disso, é interessante que discutamos a importância de um arquiteto para que o projeto seja bem utilizado. Muitas pessoas optam por ignorar a presença de um profissional capacitado e esse é o primeiro erro. A reforma é bem simples e pode ser feita rapidamente, mas é preciso estar atento a alguns pontos.

Os materiais mais indicados são a madeira e aparatos metálicos. O resultado final de cada um traz uma aparência particular e, dessa forma, você precisa decidir qual a finalidade estética que você busca e deseja para seu mezanino. Enquanto a madeira carrega um ar de aconchego e conforto, os materiais metálicos traz uma estética industrial e minimalista.

Inclusive, se você gosta de decoração minimalista, não deixe de conferir nossa publicação “Decoração Minimalista: dicas e guia de utilização“.

Vantagens e desvantagens do mezanino

As vantagens do mezanino são bem nítidas, mas há uma desvantagem que precisamos mencionar. Enquanto as vantagens são ligadas diretamente ao aproveitamento de espaço e possibilidade de decoração, a desvantagem maior está no custo do projeto. Os materiais utilizados possuem um alto custo, sendo necessário um bom orçamento para que o planejamento seja bem executado.

5 projetos de mezanino para você se inspirar

Agora que você sabe o conceito, como usar e as vantagens e desvantagens do mezanino, é hora de conhecer 5 projetos incríveis para você se inspirar.

Mezanino elegante para sala de estar

O mezanino elegante é utilizado em salas de estar para acoplar áreas de relaxamento e lazer. Ele é o menos utilizado da lista pois não funciona para aproveitar cômodos comuns como quartos ou salas, mas, mesmo assim, é uma ótima alternativa para quem quer um espaço a mais de lazer.

Foto de apartamento com decoração de estilo elegante visto de cima, dando destaque para seu mezanino à esquerda

Mezanino metálico para escritório

O mezanino metálico, como já mencionamos, agrega um ar minimalista perfeito para quem precisa de um escritório para seu imóvel. Os mezaninos metálicos são mais utilizados para quem busca uma estética mais industrial ao ambiente.

Imagem de escritório com seu mezanino em cor branca destacado. Nele, é possível ver duas mesas de reunião rodeadas por cadeiras

Mezanino minimalista para decoração

Os mezaninos minimalistas funcionam perfeitamente, também, para decoração. Assim como os mezaninos elegantes, os minimalistas são ótimas alternativas para quem procura mais decoração do que um espaço que seja realmente funcional. Nesses casos, os mezaninos mais reduzidos são suficientes para dar conta do objetivo principal.

Mezanino simples para quarto

Os mezaninos para quarto são os mais comuns. Eles são utilizados tanto para ficar em cima das salas de estar como nas cozinhas. Uma alternativa interessante é utilizar o mezanino somente para o colchão. Além de integrar harmonia e beleza ao ambiente, o espaço poderá ser mais reduzido.

Imagem de quarto com mezanino, onde a cama está localizada. Abaixo dele, o espaço é utilizado com escrivaninha e sofá.

Mezanino de madeira e rústico

Os mezaninos de madeira são tendências belíssimas e que veio para ficar. Carregando um ar mais aconchegante e rústico, os mezaninos de madeira podem ser utilizados tanto para quartos, como para salas, cinemas, escritórios e mais o que sua imaginação levar.

Mezanino Rústico, feito em madeira e com parede de tijolos atrás. No centro dele, a cama de casal fica em destaque

Os mezaninos são ótimas alternativas para quem deseja ter mais espaço na sua casa, apartamento ou, ainda, para quem possui ambientes comerciais e precisa de mais cômodos. Escolha o tipo de mezanino que melhor atender a suas necessidades e que harmonizará com o ambiente do seu imóvel.

Confira nosso blog e fique por dentro de mais dicas de decoração e mais informações sobre o mercado imobiliário!

Deixe uma resposta