Decoração minimalista: O que é e como aplicar esse conceito em seu apartamento?

A decoração minimalista é uma referência em sofisticação e praticidade . Seu período de maior destaque foi nos anos 60 através de movimentos artísticos e culturais, mas com o passar dos anos, esse estilo dominou a moda e até mesmo, a arquitetura. 

Este conceitua baseia-se em utilizar apenas o necessário, eliminando os exageros dos ambientes, e deixando apenas poucos móveis, sendo aqueles que apresentam praticidade e funcionalidade. Essas duas características são o que tornam a decoração minimalista tão conceituada e luxuosa, pois a atmosfera do ambiente passa a ser mais simples, valorizando cada móvel e claro, aproveitando melhor o espaço da sua casa ou apartamento. 

O que é a decoração minimalista? 

O minimalismo na decoração tem ganhado cada vez mais adeptos. Seu conceito é voltado naquela famosa frase “menos é mais”, e acredite, realmente é. 

Esse tipo de estilo de decoração busca sobriedade, optando por elementos mais simples, desde cores mais terrosas ou claras, buscando sempre uma paleta coesa, nada de muito chamativo, até mesmo menos móveis, e sempre com simplicidade até mesmo na hora de organizar o espaço que cada objeto e elemento estará. E obviamente mostrando a função e o motivo para cada peça estar no espaço. 

A prioridade é a organização e valorização da beleza de cada um dos poucos móveis e itens que estarão presentes. Esse estilo vai mudar o seu senso estético e claro, sua vida e rotina. 

Leia também:

Por que devo aderir à decoração minimalista?

decoração para apartamento minimalista itapema

Um ambiente simples é um ambiente que proporciona conforto e funcionalidade, principalmente se você buscar móveis modernos e sofisticados. Se livrar dos excessos é garantir que o seu espaço está sendo bem aproveitado e organizado, e também, que o seu dia será mais funcional e prático. 

Além disso, a decoração minimalista possui diversas vantagens como:

1- Economia – Com a compra de móveis, os custos são mais baixos, e ao optar por cores mais claras, o ambiente fica naturalmente mais iluminado.
2- Limpeza mais fácil – Poucos itens proporcionam uma limpeza mais rápida e prática.

3- Tranquilidade e conforto – A decoração de um ambiente é capaz de produzir e passar sentimentos. Em um local mais simples e clean, a sensação é de paz, tranquilidade e organização. 

E como posso aderir a decoração minimalista? 

O primeiro passo é observar e analisar os móveis e o espaço que você tem. Selecione o que é funcional e o que te traz um sentimento de bem-estar. O resto deve ser descartado. Em seguida, faça uma limpeza em todos os móveis, troque a pintura, e elimine os excessos. Após finalizar essa etapa, faça um planejamento de acordo com o espaço e a funcionalidade dos itens. Depois, organize-os em cada lugar. E por fim, decore de forma que transmita relaxamento e personalidade. 

Essas etapas ficam muito mais simples se você estiver pensando em adquirir e decorar um apartamento na planta, pois dessa forma, os móveis serão planejados para esse espaço em específico. 

Outra dica importante é valorizar tudo que o seu espaço oferece, posicionamento das janelas e paredes, se há sacadas ou não. Se você possui um apartamento garden, esse estilo de decoração ficará ainda melhor, isso porque a iluminação natural destaca ainda mais a beleza desta estética. Além disso, a decoração minimalista também pode ser aplicada nos espaços externos. Agora que você já conhece um pouco da decoração minimalista, que tal aplicar ela no seu espaço? Se você está em busca de um imóvel ideal para aderir a este tipo de estilo, a imobiliária Potencial Imóveis pode te ajudar a encontrar um apartamento em Itapema que atenda a todas as suas necessidades.

imobiliária em itapema