Conheça os Vinhos Catarinenses mais harmônicos

A herança europeia, a geografia variada e rica e o espírito empreendedor do catarinense não poderiam deixar o estado longe da produção dos melhores vinhos. Criando aos poucos uma trajetória reconhecida e premiada, as vinícolas de Santa Catarina apostam no alto padrão de produção para conquistar os paladares mais exigentes.

Os vinhos catarinenses finos de qualidade se aproveitam de um ambiente propício principalmente no Vale do Contestado e na Serra, regiões que permitem vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar. São os chamados Vinhos de Altitude. O clima frio e a geografia do local possibilitam o cultivo de variedades de uva que amadurecem no tempo adequado. 

A produção de vinhos catarinenses também está aliada ao uso de tecnologias e à contratação de enólogos experts. A produção é variada, com espumantes, vinhos brancos, rosados, tintos e os doces. Na região, já existe inclusive uma Rota dos Vinhos de Altitude. Porém, os melhores rótulos estão disponíveis em casas especializadas e na compra pela Internet também.

Quais os melhores vinhos catarinenses para experimentar?

A partir de dicas de sommeliers e especialistas, além de rótulos premiados em eventos nacionais e internacionais, confira uma lista com alguns vinhos que merecem ser apreciados em um momento especial.

Palazzo Ducale – Vinícola Leone di Venezia

vinhos da serra catarinense palazzo ducate
Imagem: encurtador.com.br/epA05

Apesar de a Cabernet e Merlot serem as uvas mais conhecidas e, às vezes, valorizadas, elas não são as melhores para o clima catarinense. Já as variedades italianas Sangiovese e Montepultiano, por exemplo, se adaptaram bem ao clima e merecem ser experimentadas.

VF Chardonnay (branco) – Vinícola Villa Francioni

vinícolas da serra catarinense
Imagem: encurtador.com.br/epA05

Com volume e potência no aroma, traz sabores como o de cacau, cravo, maçã, abacaxi e mel. Ele fica ótimo com entradas mais frescas, como saladas, e com carnes brancas.

Suzin Merlot – Vinícola Suzin

Imagem: encurtador.com.br/epA05

Apesar de manter a alta qualidade ainda jovem, fica ainda melhor com 5 anos de garrafa. Harmonizando com carnes vermelhas e massas de sabor mais suaves, ele traz notas de frutas secas, amoras, ameixas, cassis e especiarias.

Thera Sauvignon Blanc – Vinícola Thera

industria de vinhos em santa catarina
Imagem: encurtador.com.br/epA05

A uva que dá nome a esse vinho é uma das mais usadas pelas vinícolas de altitude aqui em Santa Catarina. Adaptada ao clima e terreno, quase toda vinícola tem uma variedade de Sauvignon Blanc. Esse rótulo em especial é premiado, por isso, é uma escolha certeira.

Basaltino Pinot Noir – Vinícola Pericó

Vinicula perico serra catarinense
Imagem: encurtador.com.br/epA05

Muito harmônico, ele traz o preparo clássico em barris de carvalho francês. No sabor e aroma, traz aspectos de ameixa, mirtilo, amora, cereja e café. Na mesa, ele vai harmonizar bem com diversas carnes, como cordeiro, peixe, aves, coelhos e carnes mais gordurosas.

Montepoli, Vinícola Villaggio Bassetti

vinícola villaio basseti santa catarina
Imagem: encurtador.com.br/epA05

sta é uma mistura de Cabernet Sauvignon com Merlot e vai agradar o paladar mais clássico com essas variedades de uva. Por ter no processo uma passagem por barril de carvalho, mantém um aroma bastante frutado. 

Dicas rápidas para harmonização

Agora que você já conhece alguns dos melhores rótulos de vinhos catarinenses, a gente te dá uma mão pra harmonizar esses e outros vinhos com algumas dicas rápidas para quem está entrando nesse mundo saboroso.

  • O objetivo da harmonização é encontrar um equilíbrio entre os sabores da bebida e da comida;
  • Pratos mais “pesados” combinam com vinhos mais encorpados. Por outro lado, refeições leves pedem vinhos leves;
  • Vinhos mais ácidos (brancos, rosés e espumantes) têm uma característica de combinar mais facilmente com uma variedade de pratos;
  • Se um vinho tem aroma frutado, comidas com esse aspecto podem combinar. De forma geral, prefira vinhos brancos para peixes e carnes brancas e tinto para carnes vermelhas;
  • Para a sobremesa, evite pratos que sejam mais doces que o sabor do vinho.

Vinho de frente pro mar

Um passeio pela Serra catarinense pode ser interessante, mas apreciar alguns dos melhores vinhos catarinenses em casa, no Litoral mais bonito do Brasil é um pedido irresistível, certo?! Se você está planejando investir ou morar pela região da Costa Verde & Mar, encontrar uma imobiliária em Itapema que garanta seu estilo de vida em alto padrão é fundamental. Depois, é só escolher o seu apartamento em Itapema e decidir qual vinho vai harmonizar melhor com a inauguração do seu novo lar.

potencial imóveis imobiliária

Deixe uma resposta