Projeto Píer Turístico de Itapema: veja essa novidade!

Itapema, tem algumas das praias mais bonitas e bem estruturadas de Santa Catarina, e vai ficar ainda melhor! 

A prefeitura da cidade apresentou recentemente o Projeto Píer Turístico Itapema, que será construído via Parceria Público-Privada (PPP), mesmo modelo adotado no Píer de Itajaí-SC.

Localizado ao final da Meia Praia, próximo ao Rio Perequê, o píer terá 180 metros de comprimento e 2.450 m² de área. Terá infraestrutura de serviços, comércio e transporte, e deve promover a recuperação e a preservação ambiental.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e saiba mais sobre essa novidade.

Parceria Público-Privada

O projeto não terá nenhum custo para a administração local. No modelo de PPP, o poder público, no caso a Prefeitura, entra com o espaço e fica responsável pela emissão de licenças ambientais.

Já a iniciativa privada, constrói e administra o empreendimento por determinado período. Ao final da concessão, o empreendimento retorna para o município com os investimentos que foram feitos.

Benefícios do Projeto Píer Turístico Itapema

Segundo informações da Prefeitura de Itapema, o Projeto apresentará inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais, além de tornar Meia Praia ainda mais bela.

Serão construídas, ao todo, 28 unidades comerciais para restaurantes, bares e lojas, além de vagas náuticas e espaço de lazer e convivência. Isso vai gerar mais de 150 empregos diretos, segundo declarou a prefeita Nilza Simas em um programa de TV local. “O turismo faz crescer a cidade, emprego e renda”, afirma a prefeita.

O Projeto também prevê a construção de molhes, que vão direcionar a água do Rio Perequê para o mar e vagas para embarcações como lanchas e velas. 

Inspiração na Califórnia

O projeto do Píer Turístico de Itapema foi inspirado no Píer 39 de São Francisco, na Califórnia. O lugar é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e tem atrações como um aquário gigante e cinema 7D.

O modelo, aliás, é copiado no mundo todo, mas ainda é pouco difundido no Brasil. “Podemos afirmar que Itapema será uma das únicas cidades do país que contará com um píer nesse modelo. Projetos como este, que levam em consideração a utilização do espaço para convivência social, são comuns em modelos internacionais. Aqui as pessoas poderão vivenciar todo o espaço”, destacou o responsável pela elaboração do projeto, Rubens Biotto, durante o anúncio da obra.

A estrutura do Píer de Itapema deve ser apoiada em vigas e lajes de concreto armado pré-moldado, em cima de duas estacas metálicas espaçadas. Todo o empreendimento leva em consideração as normas internacionais de acessibilidade.

Com a obra, Itapema deve crescer ainda mais e a administração local espera aumentar a procura pelos turistas. Isso deve valorizar os imóveis e a cidade de uma forma geral. 

Como você viu, o Projeto Píer Turístico Itapema irá trazer benefícios aos moradores e investidores dessa bela praia do litoral catarinense. Por isso, que tal comprar apartamentos em Itapema e investir nessa cidade promissora já nesta temporada?

Conheça as opções da Imobiliária Potencial Imóveis – Imobiliária em Itapema. Entre em contato conosco para agendar a sua visita!

potencial imóveis imobiliária

Deixe uma resposta