Muito além da beleza natural, a organização proposta pelo zoneamento de Itapema também destaca a cidade no quesito planejamento urbano. Zoneamento nada mais é que uma diretriz desse planejamento responsável por uma série de regras que determinam o uso, parcelamento e a ocupação do solo. “Uso” diz respeito às atividades permitidas no lote, “parcelamento” define a dimensão desse lote e as regras para divisão do mesmo, já a “ocupação” sinaliza as regras para ocupar aquele solo.
Especialmente em áreas bastante habitadas, é o zoneamento que determina quais atividades podem e não podem funcionar naquela área da cidade, ou seja, se ali é permitido comércio, indústrias, qual o porte máximo dos lotes, das edificações e por aí vai. Esse instrumento é responsável também por como essas edificações devem estar implementadas, seguindo regras específicas para que não haja atrito na relação com a vizinhança.
Para tudo funcionar perfeitamente, de acordo com os valores, metas, propostas e regras do município que prezam pelo bem-estar da população, proteção à áreas naturais e controle do crescimento urbano, cada bairro possui suas particularidades, regras distintas que funcionam em diferentes regiões da cidade. Porém, todas essas regras, desde a definição até a aplicação na prática, precisam seguir as noções do Plano Diretor e em Itapema não é diferente. A lei complementar nº 11/2002 é o regimento que dispõe sobre o zoneamento o uso do solo no município e é seguido pela construção civil de Itapema.
Vamos conhecer os princípios de criação desse plano, algumas zonas e suas particularidades.
O zoneamento de Itapema

Imagem: Itapema SC
Quando feito, o zoneamento de Itapema se baseou em pontos cruciais, que são válidos até hoje, pensados para tornar o município um lugar ainda mais agradável de se viver, são eles:
– Criar melhor condição de ambiente urbano no que se refere às relações entre as diversas atividades;
– Estruturar e ordenar a ocupação, garantindo uma densidade populacional equilibrada e adequada à oferta de infraestrutura e equipamento comunitário;
– Incentivar o adensamento das áreas já urbanizadas;
– Compatibilizar o uso e ocupação do solo com o sistema viário, o meio ambiente, a rede de abastecimento de água e o sistema de tratamento de efluentes;
– E integrar as áreas urbanas com um sistema viário adequado.
Zonas urbanas que você precisa conhecer
Bairro Centro
Depois de tanta informação, uma localização inesquecível pode ajudar. Nessa área, é onde estão grandes opções de lazer como o calçadão do centro de Itapema. Sendo um bairro essencialmente comercial, os compromissos estão próximos e fica fácil resolver tudo a pé.
O Mercado Público de Itapema é parada obrigatória, independente da onde você seja. Esse lugar tradicional carrega as origens da cidade e relembra épocas históricas da cidade.
Meia Praia
Famoso que só ela, a zona da Meia Praia é bastante procurada por turistas estrangeiros e visitantes mais próximos. O clássico calçadão da Meia Praia, a vista da orla e a ciclovia trazem movimento para a região que se torna atração digna de platéia nas janelas dos apartamentos em Itapema. No fim no bairro, para completar o cenário, os projetos que melhoram ainda mais a qualidade da população seguem surgindo, como o Píer Turístico de Itapema, uma novidade inspirada na Califórnia que terá infraestrutura de serviços, comércio e transporte, e deve promover a recuperação e a preservação ambiental.
A cidade funciona bem para o bem de todos. O planejamento urbano e todas as diretrizes do zoneamento de Itapema prezam pelas zonas naturais e de preservação, permitindo com segurança que nós possamos desfrutar dessa beleza incomparável. Aproveite essa cidade todos os dias, procure uma imobiliária em Itapema e converse sobre o seu apartamento aqui!
