Curiosidade: Por que elevador tem espelho?

Você com certeza já reparou, se arrumou ou fez uma foto no espelho do elevador. É um comportamento quase natural do ser humano conferir se tudo está alinhado enquanto sobe ou desce os andares. Mas, você já se perguntou por que elevador tem espelho? Se pensou que era somente por uma questão decorativa, se enganou. O papel desse velho conhecido das redes sociais nos elevadores se dá por motivos muito mais profundos e arquitetados. Vamos a eles!

Afinal, por que elevador tem espelho?

1º – Distração 

Para começar, sim, nos distrair foi uma das motivações para a implementação de espelhos em elevadores, mas a origem desse costume acontece há mais tempo do que você imagina. Logo após a 2ª Guerra Mundial, a construção civil deu um salto enorme e o número de prédios cresceu desenfreadamente. Com isso, logo surgiram as primeiras reclamações de que os elevadores eram muito demorados, que as pessoas perdiam muito tempo indo e vindo e acabavam entediadas. O espelho foi uma ideia simples e acessível de trazer distração e ocupação para as subidas e descidas, fazendo com que o tempo no elevador não fosse percebido com tanta atenção. 

Isso também tem um Q de ciência. O tempo passa de forma uniforme em todos os momentos, mas quem nunca se distraiu e sentiu que as horas voaram? Pois é, quando estamos distraídos o nosso cérebro libera dopamina, um neurotransmissor que age nas emoções, na atenção, nos aprendizados e no humor. A sensação de bem-estar causada por essa liberação acaba alterando a noção dos ponteiros do relógio e a impressão é de que o tempo passou mais rápido.  

2º – Acessibilidade

por que o elevador tem espelho

Lembra que comentamos que os motivos eram muito mais profundos e arquitetados do que mera decoração? Então, espelho em elevador também ajuda na acessibilidade de pessoas com deficiência. Os reflexos trazem noções maiores de espaço e os cadeirantes, por exemplo, ganham mais facilidade para manobrar as cadeiras. O espelho ainda ajuda na saída, abrindo o campo de visão, auxiliando na locomoção e evitando desconfortos e acidentes.

Antes de continuar, é preciso pontuar que em empreendimentos e apartamentos de alto padrão os elevadores costumam ser maiores, seguindo as normas da ABNT 313:2007, que dão as diretrizes para elevadores com passageiros.

3º – Evitando crises de claustrofobia

Para saber por que elevador tem espelho, também precisamos falar de claustrofobia. É comum que pessoas claustrofóbicas se sintam acoadas e presas em espaços fechados, e a dimensão que o espelho traz dentro do elevador ajuda bastante a evitar crises nervosas. Ele ajuda a aumentar os espaços, e também por esse motivo sempre é recomendado para ampliar ambientes pequenos, além de evitar que moradores que residem em apartamentos altos ou coberturas tenham que optar por vários lances de escada. 

Os imóveis de alto padrão também pensam nisso. Além dos espelhos, a proporção de altura e largura dos elevadores é totalmente desenhada, planejada e construída de forma com que qualquer restrição possa ser esquecida nessa experiência. Os apartamentos em Itapema ainda têm um plus a mais, já que a região é dona de praias deslumbrantes e os elevadores acabam sendo mais espaçosos para que nenhum equipamento de um dia em família no mar fique para trás. 

Agora quando alguém perguntar “por que elevador tem espelho?” você já sabe como responder. Nas próximas vezes, fique atento a como esse objeto que sempre tira um sorriso, olhar ou um ângulo novo da gente, tem papel fundamental na integração de pessoas e faz parte das sensações de morar e visitar. Repare nos espaços, detalhes e tente imaginar como seria aquele ambiente passageiro sem os ângulos do espelho. 
Aproveite o aumento do rendimento para quem investe em Santa Catarina, procure uma imobiliária em Itapema e tenha aqui o seu apartamento de alto padrão!

potencial imóveis imobiliária

Deixe uma resposta