Sabor e tradição: 5 comidas típicas de Santa Catarina

Você sabe qual é a comida típica de Santa Catarina? Para além das paisagens deslumbrantes e pontos turísticos, Santa Catarina é um estado com variedade cultural que poucos conhecem e, dentre essas expressões culturais, podemos destacar a culinária local — que é de dar água na boca!

O estado recebe influência direta da cultura europeia e isso reflete significativamente nos movimentos culturais da região. A famosa Oktoberfest, por exemplo, é um evento anual que acontece tanto em Munique, na Alemanha, como em Blumenau, em Santa Catarina. A culinária do estado também segue esse mesmo caminho.

Nesta publicação juntamos todas as informações sobre a culinária catarinense, com as 5 principais comidas que você precisa experimentar. Confira!

Santa Catarina, um dos melhores lugares do mundo para morar

Santa Catarina está entre os melhores estados do país para morar, devido a uma ampla lista de motivos: desenvolvimento econômico, ótima infraestrutura, variedade de pontos turísticos e belas paisagens são alguns deles. Esses são aspectos importantes para quem está pensando em se mudar.

Inclusive, fizemos uma publicação com dicas de como escolher a melhor cidade de Santa Catarina para morar e trabalhar. Não deixe de conferir!

Florianópolis, que é a grande capital, Balneário Camboriú e Itapema são as cidades destaques do estado, esbanjando belezas naturais e belíssimas praias — motivos suficientes para serem os destinos mais cobiçados do país. Para quem está pensando em se mudar para alguns desses destinos, também encontrará oportunidades profissionais de destaque.

O mercado imobiliário também é grande destaque na região, sendo cada dia mais aquecido, motivo pelo qual aumentou a procura de compras e vendas de imóveis, especialmente em Balneário Camboriú e Itapema. Escrevemos também sobre por que investir em um imóvel na praia, já leu?

É claro que os benefícios de Santa Catarina não param por aí, a cozinha catarinense merece um destaque todo especial!

A influência europeia na culinária catarinense

A influência europeia em Santa Catarina é justificada pela colonização alemã, italiana e portuguesa. A culinária do estado segue essa miscigenação de culturas e o resultado é realmente impressionante.

Apesar do estado não ser grande em extensão territorial, os pratos variam bastante dependendo da cidade, mudando especialmente entre as cidades litorâneas e não litorâneas. Para quem está de visita ao estado, vale a pena explorar cada canto catarinense com calma.

Se você está a procura de atividades culturais pelo estado, você vai se deparar com uma boa e recheada lista de pontos turísticos. Reunimos todos eles nesta publicação: “https://3.basecamp.com/4194625/buckets/22598428/todos/4205185815″>Dicas imperdíveis de atividades culturais em Santa Catarina”.

Comidas típicas de Santa Catarina pra você experimentar

Como adiantamos, Santa Catarina consegue ser bastante diversa quando o assunto é gastronomia. Mas, o que todas as refeições têm em comum é o sabor incrível. A seguir, selecionamos alguns dos 5 pratos típicos catarinenses que todos precisam saborear. Confira!

1. Eisbein – joelho de porco

Eisbein

Com influência europeia, o eisbein é um ingrediente trazido da Alemanha comum de ser encontrado nos pratos de Santa Catarina. Eisbein é um joelho de porco incrivelmente saboroso, acompanhando pratos executivos de diferentes maneiras: assado, frito ou cozido. Para seu preparo, são utilizados temperos ricos em sabor. Os principais são a folha louro, cominho e pimenta da jamaica. Nada mal, não é?!

Sua apresentação pode ser junta, também, de chucrutes — outra ótima e deliciosa alternativa! Este é um prato comum à muitos restaurantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que você pode – e deve! – experimentar!

2. Linguiças e salsichas alemãs

LIGUIÇAS ALEMAS

As linguiças e salsichas também são comidas típicas de Santa Catarina que, novamente, possuem influência alemã. Na Alemanha, as salsinhas são conhecidas por Weisswurst, Rostbratwürste e outros nomes dificílimos. O que podemos dizer ao certo, na verdade, é que seu sabor é incrível!

Você também vai encontrar as famosas linguiças Blumenau na região, principalmente ao norte do estado. Trata-se de mais uma deliciosa refeição que merece ser saboreada. A dica é comer nos cafés da manhã e da tarde, com pão e queijo.

3. Kassler – bisteca de porco

Kassler

As bistecas de porco, ou kassler, também são refeições vindas da Europa, principalmente da Alemanha e da Áustria, onde também é conhecida como selchkarree. A bisteca é defumada e inclusa em alguns possíveis pratos, e a principal escolha da cozinha catarinense é junto ao chucrute e batatas.

Kassler é comum também na Dinamarca, mas leva o nome de hamburgerryg e é aproveitado somente o lombo. Um prato cheio de história e influência miscigenada que você precisa conhecer!

4. Polenta no fio

prato de polenta

Essa é, talvez, a principal comida típica de Santa Catarina. É difícil encontrar algum catarinense que nunca tenha experimentado essa iguaria.

Diferente das outras opções, a polenta no fio possui raízes italianas e sua preparação é bem específica: deve-se cozinhar até que a massa fique dura para poder ser fatiada como um fio de algodão. Este tipo de corte foi o que deu origem ao nome.

5. Pirão – peixe e farinha de mandioca

Pirão

O pirão é outra comida típica catarinense e é incrivelmente simples de preparar. Os ingredientes são peixe, farinha de mandioca, água e temperos. Esta é uma refeição comum, principalmente, em Florianópolis e está, junto com a polenta no fio, nas principais regiões do estado. Assim como os demais pratos, o pirão é incrivelmente saboroso, motivo pelo qual é tão famoso no estado.

Esta é uma das opções que se diferenciam das demais, quando o assunto é influência europeia. O pirão de peixe é originalmente angolano, com fortes raízes brasileiras. O nome “pirão” vem do termo mindipi’rõ, em Tupi, que significa ensopado.

Fica fácil pereceber que você pode encontrar este prato em vários estabelecimentos, ou fazer você mesmo. O importante é conhecer e experimentar!

Estas foram as 5 comidas típicas de Santa Catarina que combinam em sabor e valor cultural. O estado é repleto de história e diversidades artísticas que merecem destaque.

Ah! Não deixe de conferir também nossas outras publicações no blog com dicas e informações sobre o litoral catarinense. Até a próxima!

Publicação construída com imagens de: Portal Brasil, Sitio do Alemão, OCP News, Guias da Semana, Dreamstime e Nestlé.

Deixe uma resposta