5 Tipos de automação residencial para aplicar em sua casa

A popularização das novas tecnologias de informação e informática trouxe uma infinidade de lançamentos tecnológicos que despertaram no homem o desejo de desenvolver soluções mais práticas para oferecer mais conforto e segurança para o nosso lar. 

Assim, surge a automação residencial, um conjunto de componentes e programas que centraliza o comando de diversos equipamentos existentes na sua casa, com o poder de controlar sua casa pelo computador ou celular, de onde estiver. 

Quer saber como utilizar a tecnologia em sua casa ou apartamento? Continue a leitura deste conteúdo e saiba tudo sobre automação residencial e onde aplicá-la.

Tipos de automação residencial

A automação residencial pode ser dividida em 2 tipos:

Automação residencial cabeada 

Esse tipo de automação utiliza cabos para se comunicar com os dispositivos e equipamentos automatizados, transmitindo códigos, como “acende/apaga” para uma lâmpada, por exemplo.

Automação residencial sem fio (wireless)

Esse tipo de automação, como o próprio nome sugere, utiliza a rede wireless, ou seja, não utiliza cabos para funcionar. Usa a comunicação por radiofrequência, que consiste em módulos automatizados que conversam uns com os outros. 

Esse modelo é recomendado apenas quando não houver a possibilidade de passar o cabeamento ou de refazer essa infraestrutura, pois é considerada uma opção com menor eficiência e consideravelmente mais cara que a automação cabeada.

Contudo, como normalmente é complexo mexer em estruturas já prontas, as tecnologias sem fio tem vantagem. Além disso, com o surgimento das assistentes virtuais, as automações residenciais ficaram ainda mais democráticas e popularizadas. Veja abaixo:

Assistentes virtuais, um jeito fácil de automatizar sua residência

Já pensou ativar os objetos da sua casa apenas por comando de voz? Os altos investimentos em tecnologia trouxeram para a vida do ser humano as assistentes virtuais, um tipo de software que responde por comandos de texto ou de voz. No mercado, existem muitas assistentes virtuais, contudo vamos falar de uma que vem ganhando bastante espaço, a Alexa, da Amazon.

A Alexa da Amazon é uma das assistentes virtuais mais conhecidas no mundo. Foi lançada oficialmente em 2014 e vinha acompanhada do Amazon Echo, a primeira caixa de som inteligente da empresa. Em 2019, essa inovação tecnológica chegou ao Brasil, oferecendo mais uma solução estratégica para automação residencial.

Dessa forma, a assistente virtual Alexa da Amazon consegue conversar, reproduzir música, fazer listas, definir alarmes, transmitir conteúdos, fornecer informações em tempo real, fazer pesquisas na internet e muito mais, podendo ser integrada aos sistemas e aparelhos inteligentes, controlando-os por comando de voz.

Quais são as vantagens de investir em automação residencial?

Quem vai investir em automação residencial precisa conhecer todas as vantagens que esse tipo de projeto proporcionará para o cotidiano dos moradores, confira as principais:

  • Segurança;
  • Praticidade e comodidade;
  • Economia do consumo de energia elétrica.

5 dicas de onde aplicar a automação residencial

Tipos de automação residencial

Após sabermos o que é, tipos e as vantagens da automação residencial, vamos as 5 dicas de onde aplicá-la em nosso lar. Cabe ressaltar que alguns empreendimentos já contam com esse tipo de tecnologia empregada em sua arquitetura. 

Iluminação

Esse tipo de automação residencial oferece controle total sobre qualquer lâmpada da casa a qualquer hora e de forma prática. Por exemplo, facilita acionar a luz da garagem quando as mãos estão cheias de sacolas ou apagá-la quando esquece acesa após ter saído de casa, além de muitos outros usos.

Automatizar a iluminação da residência permite também várias outras configurações especiais para a iluminação, perfeitas para criar momentos especiais, como assistir filme romântico, por exemplo.

Som

A automação do som é controlar as caixas de som instaladas em qualquer área da casa, normalmente sala, área gourmet, quartos, piscina e até banheiros privativos. O emprego de desse comando equivale também para o home theater.

O importante aqui é escolher uma boa empresa de automação para te auxiliar com as escolhas de tecnologia, potência, posicionamento e orçamento. Esse direcionamento é essencial para que se obter o resultado desejado, seja a aplicação na área gourmet ou no quarto, a escolha adequada trará satisfação e inúmeros benefícios.

Assim como a iluminação, a automação do som também permite várias configurações especiais com o intuito de facilitar a vida e acrescentar diversão ao cotidiano.

Ar-condicionado

Imagina ligar o ar-condicionado do seu quarto de onde você estiver e deixá-lo com a temperatura agradável para quando você chegar? Isso é possível com o sistema de automação da climatização, sendo possível automatizar itens como ar-condicionado e ventiladores de teto para facilitar o controle da temperatura de sua casa.

O melhor desse sistema é que você tem total controle de ligar e desligar os equipamentos via celular ou comando de voz à distância. 

Detector de presença

Os detectores ou sensores de presença são dispositivos que podem se aplicados em portas e janelas, oferecendo mais segurança para sua casa, pois detectam eventos inesperados que podem ocorrer.

Eles monitoram todos os movimentos do seu dia a dia, o sistema desenvolve padrões de comportamento e analisa quando portas e janelas são acionadas de forma inesperada. Esses sensores podem ser integrados na automação residencial permitindo maior monitoramento e gerenciamento da segurança de sua residência, prevenindo roubos e arrombamentos.

Fechadura inteligente

Quantas vezes você já ficou na dúvida se fechou ou não as portas e janelas da sua casa? Pois é, isso é um fato que faz parte do nosso dia a dia, mas com os adventos tecnológicos, você pode integrar um dispositivo chamado fechadura inteligente (smart lock).

As fechaduras trazem mais praticidade para seu dia a dia, pois além de evitar qualquer imprevisto de esquecimento ou perca das chaves, fornecem e controlam o acesso de todos os moradores e visitas. 

Além disso, permitem monitorar e bloquear acessos em horários específicos, sendo possível acionar o sistema através de proximidade dos dispositivos, senhas ou comandos de voz.

Onde encontrar imóveis com automação residencial?

Automação residencial

Com o advento da automação residencial, a nossa vida ficou mais prática e o nosso lar mais seguro. Tudo pode ser controlado remotamente, permitindo mais liberdade e tranquilidade para todos. 

Várias empresas do segmento de automação residencial têm surgido no mercado oferecendo os seus serviços, o mais importante é planejar e escolher com confiança a empresa que ficará a cargo de automatizar a sua casa. 

Conte com a Potencial Imóveis para te ajudar na escolha do imóvel de alto padrão no litoral de Itapema-SC com todos os benefícios que você merece para o seu conforto e bem-estar.

Deixe uma resposta