Por que investir em um imóvel na praia + 10 dicas para escolher!

Pode ser que você já tenha chegado no ponto da vida no qual se pergunta por que Investir em imóveis na praia já que, claramente, esse é um desejo em comum de muitas pessoas, não é mesmo? Afinal, visitar a beira mar quando der na telha sem ter que enfrentar horas de estrada ou aeroportos lotados une o melhor da comodidade.

Porém, você sabe por que, de fato, isso vale a pena? Já considerou todos os pontos acerca deste investimento? Fato é que não deve ser uma decisão não pensada, e por isso a Potencial Imóveis responde suas dúvidas e ainda traz dicas de tudo que você precisa saber antes de partir para esse investimento.

Vale a pena investir em um imóvel na praia?

homem andando de bicicleta no calçadão de itapema

Não é nenhuma novidade que o mercado imobiliário litorâneo está super aquecido, e inclusive é o melhor investimento em tempos de crise. Muitos consideram que o boom praiano é pelo turismo incessante, mas em verdade muitas pessoas estão optando por morar na praia também, e isso tem se dado por 5 motivos (que também são benefícios) muito específicos:

  1. alta valorização dos investimentos litorâneos: uma das maiores altas do mercado imobiliário litorâneo acontece em 2021, aproveite a onda boa! Inclusive, Itapema foi a região do país com maior valorização imobiliária!
  2. tendência econômica favorável: a pandemia mudou padrões de consumo, então um ambiente que envolve o conforto do lar e a sensação das férias é um dos mais bem quistos hoje, e nisso os imóveis na praia se destacam;
  3. comprar para alugar é uma opção vantajosa: com a imunização contra o coronavírus as pessoas estão voltando a viajar, e a praia é, por vezes, o primeiro destino;
  4. qualidade de vida e bem-estar: investir em imóveis de alto padrão tem esse diferencial;
  5. contato com a natureza;

Pontos importantes a serem considerados no investimento

Agora que você já entendeu por que investir em imóveis no litoral e quais as – muitas – vantagens disso, é preciso saber como escolher o seu, certo? Temos algumas pontuações que vão te auxiliar a investir certo!

Sobre o investimento

Ter um sonho ou um desejo é bem simples, e até intuitivo à mente humana, porém é preciso parcimônia quando se fala de investimentos altos como a aquisição de um imóvel. Prevenir é melhor do que remediar, então que tal você entender até onde pode ir?

Ainda tem dúvida se é investir em imóveis vale a pena? Dê uma lida neste texto!

1. Defina quanto poderá ser investido

Ter o céu como limite não é o mais indicado, ok? Você com certeza tem um planejamento financeiro se está procurando aplicar dinheiro no mercado imobiliário, então continue nesta linha de raciocínio e defina um valor mínimo e um teto máximo que poderá ser destinado ao seu investimento.

Isso lhe dará mais segurança financeira, bem como irá ajudar a refinar sua busca. Se considera o financiamento, por exemplo, esse padrão pré-estabelecido será indispensável para que você saiba quantos recursos serão mensalmente direcionados a este projeto.

E mais, não pense apenas na compra do imóvel, outros fatores como a mudança, compra de móveis, decoração, etc deverão ser, ao menos, estimados neste primeiro momento.

2. Conte com a ajuda de especialistas

Não necessariamente após a fase de planejamento financeiro, mas até como complementar a ela, pense e invista primeiro em uma boa corretora de imóveis na localidade do empreendimento.

O profissional que terá um contato mais íntimo com sua busca é chamado de corretor, e diferente do que muitos podem pensar, ele é necessário para que uma boa compra seja feita. Tem como função intermediar vendas imobiliárias e, sendo o único qualificado para isso – com registro no CRECI, ok? – tem conhecimento técnico e acurado sobre o mundo imobiliário, bem como os trâmites burocráticos que envolvem o processo de escrituração pública do bem.

Converse com os especialistas da Potencial Imóveis e tire todas suas dúvidas!

3. Mantenha os pés no chão: pense no futuro

Tudo bem que, agora, você pensa em investir e não se desfazer do seu imóvel na praia, mas é muito bem-vindo pensar, também, que os investimentos levam de médio a longo prazo. Portanto, pense na compra como investimento com retorno não imediato.

Informações sobre imóveis na praia

Praia de Itapema com imóveis ao fundo

Ah, só de pensar na maresia é quase possível senti-la! Porém, como qualquer outro empreendimento edificado, os imóveis na praia também possuem particularidades e serem consideradas na ocasião da compra.

4. Infraestrutura do imóvel

Saber se você busca um empreendimento em alto padrão pode mudar toda sua perspectiva. E como você já definiu o valor em alguns passos atrás, essa informação já paira em sua cabeça.

Pé direito alto, conforto máximo, lazer de alto nível, segurança pessoal e patrimonial, poucos ou quase nenhum problema no funcionamento e tecnologia de ponta aplicada na construção são algumas das características que você deve primar.

5. Qual tipo de imóvel mais te interessa?

Como divisor de águas, essa dica faz toda a diferença. Escolher entre casa ou apartamento é uma decisão que não poderá mais ser postergada. Novamente, as perspectivas podem ser completamente – mesmo – diferentes em cada uma. E aí, o que você prefere?

6. Imóvel novo ou usado

Sei que já falamos sobre a consideração de todos os custos, mas definir se sua busca se pauta em imóveis novos ou usados faz toda diferença, e inclusive facilita encontrar o imóvel na praia que mais lhe agrada.

Independente da sua escolha, saber como decorar os espaços em comum e singulares de seu imóvel individualiza mais ainda seu espaço. Já pensou em investir em iluminação zenital, por exemplo?

7. Saiba qual será a destinação do imóvel

Afinal, esse imóvel na praia é para sua moradia, locação de alta temporada ou locação comum? Definir a destinação que será dada ao empreendimento te ajudará na escolha dos mais indicados para cada fim.

Existem prédios, por exemplo, que só permitem a venda de apartamentos destinados a moradia, enquanto outros funcionam no sistema híbrido. Evite um problema futuro, e saiba para qual fim se dá este investimento.

8. Quantos cômodos o imóvel deverá ter?

Ainda seguindo o raciocínio de destinação do imóvel, com ela definida você também terá uma noção de quantos quartos e banheiros são necessários. Não tem como tomar essa decisão sem que se saiba qual a destinação primária do imóvel, mas caso queria ser generalista, o investimento deve visar pelo menos 2 quartos, sala, cozinha e banheiro social.

9. A localização do imóvel é muito importante!

Que o imóvel é na praia nós sabemos, mas onde exatamente na cidade litorânea? Quadra-mar, frente mar, frente avenida? Você decide!

Ademais, é legal saber se possuem mercados, farmácias e restaurantes próximos, bem como se a vizinhança é segura.

10. E a área de lazer?

Por último, mas obviamente não menos importante: é ideal que um imóvel na praia possua área de lazer. Só a beira mar pode não ser o que você procura no dia, então verifique sobre piscinas, parques infantis, espaço para os cachorros, salão de festas, área gourmet para aquele churrasquinho…

Voltamos ao ponto da infraestrutura: o conforto não deve ser apenas no imóvel em si, mas também nas áreas em comum. A parte externa do empreendimento também deve ser capaz de propiciar momentos de lazer.

Por que não investir em um imóvel em qualquer umas das mais belas praias de Balneário Camboriú, não é mesmo?

Dá para perceber que o processo de escolha de imóvel na praia para investir é sequencial, ou seja, cada etapa de decisão inferirá na seguinte, e por isso é tão importante que você escolha uma empresa de confiança para te auxiliar nesta empreitada, como a Potencial Imóveis. Tenha acesso, também, a conteúdos diversos sobre o universo imobiliário no litoral!

Deixe uma resposta