Cadeiras famosas e a história de seus designs icônicos

Se você é um amante de design de interiores, provavelmente conhece algumas das cadeiras famosas presentes nesse texto. Mas, o que você talvez não saiba, é a história de cada uma delas e, pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo com as principais informações sobre as cadeiras mais notáveis do mercado.

Continue lendo e conheça a história de cadeiras como Eames Lounge Chair, Womb ChairWassily e mais! Com o conceito, a assinatura do modelo, história dos designers, características e tudo o que envolve suas criações.

Veja mais sobre decoração na nossa publicação: “Saiba como fazer uma decoração para imóveis litorâneos

As cadeiras mais notáveis do mercado de design

Por trás de designs icônicos, existe sempre uma mente genial e muito talento. Veja as histórias:

1. Cadeira Barcelona

Duas cadeiras Barcelona brancas lado a lado

A cadeira Barcelona é uma das mais conhecidas, especialmente para quem gosta de um estilo clássico e cosmopolita. Geralmente, ela é feita com couro e em cores próximas ao marrom. Ela foi desenvolvida nos anos 20 pelo alemão Ludwig Mies Van Der Rohe, priorizando uma estrutura minimalista e geográfica ao modelo.

Quando falamos sobre a cadeira Barcelona, falamos, sobretudo, sobre sofisticação e modernidade. Ainda hoje, o modelo está presente nos lares com essa proposta e, por isso, a cadeira Barcelona continua com o mesmo destaque desde sua criação.

Ludwig Mies Van Der Rohe

O designer Ludwig Mies Van Der Rohe foi responsável por planejar e desenvolver a famosa cadeira Barcelona. Nascido na Alemanha em 1886 e naturalizado nos Estados Unidos, Mies Van Der Rohe é referência no mercado arquitetônico e de design de interiores até hoje.

Junto a nomes como Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, o arquiteto desenvolveu trabalhos de grande destaque que o fizeram alcançar a referência no setor. O designer é conhecido, dentre outras coisas, por seu racionalismo e geometria, combinados perfeitamente com uma sofisticação na medida exata.

2. Cadeira Egg Chair

Cadeira Egg Chair na cor laranja

A cadeira ou poltrona Egg Chair é outro modelo conhecido nacional e internacionalmente. Criada em 1958 pelo designer Arne Jacobsen, a cadeira foi desenvolvida exclusivamente para SAS Royal Hotel, na Dinamarca. Como o próprio nome sugere, Egg Chair faz referência a uma casca de ovo e, além disso, é conhecida por ser extremamente confortável e estilosa.

O grande destaque desse modelo veio em 2012, quando mais de 15 mil amostras foram exportadas em diversos países pelo mundo afora. O primeiro exemplar foi feito na cor verde, mas, atualmente, a cadeira possui amostras em diferentes cores. Seu formato traz toda ergonomia necessária para ser aconchegante e este é um dos principais motivos pela notoriedade do modelo.

Mais do que isso, a cadeira é perfeita para decorações minimalistas e clássicas. Inclusive, fizemos uma publicação inteira destinada ao assunto, não deixe de conferir: “Decoração minimalista: conceito e dicas de utilização

Arne Jacobsen

Decorador, arquiteto e projetista, Arne Jacobsen é o nome por trás da famosa cadeira Egg Chair. Jacobsen nasceu em 1902 em Copenhague, na Dinamarca, mesmo lugar onde nos deixou, em 1971. Para além desse modelo, o designer também se aprofundou em criações como Ant e Série 7, cadeiras com mesmo destaque, mas não mesma popularização.

Nos seus 69 anos vividos, Arne Jacobsen ganhou grandes prêmios como o House of the Future e se transformou em um dos principais arquitetos da época.

3. Cadeira Eames Lounge

É ela quem protagoniza a capa desse post, na imagem destacada logo acima!

Eames Lounge é outro modelo notável de cadeira, desenvolvida por Charles e Ray Eames, junto a empresa Herman Miller, em 1956. O objetivo inicial dos criadores foi produzir um modelo de cadeira que fosse, ao mesmo tempo, clássico e com baixo custo, para ser possível a produção em massa.

As matérias-primas originais da cadeira Eames Lounge é madeira couro, o que traz modernidade e estilo ao ambiente em que a cadeira está exposta. Atualmente, a cadeira também é comum em consultórios e salas comerciais mais clássicas. O primeiro exemplar está presente no Museu de Arte Moderna.

Charles e Ray Eames

Charles e Ray Eames eram um casal norte-americano de designers responsáveis pela criação da cadeira Eames Lounge, nos anos 50. Charles Eames era sobrinho do conhecido arquiteto William S. Eames e seguiu seus passos como arquiteto e designer ao lado da sua mulher, Ray-Bernice Alexandra Kaiser Eames.

Ray Eames, além de design, era artista e cineasta. Junto a seu marido, Eames desenvolveu grandes ícones arquitetônicos e do design ao longo do século XX, como:

  • a Casa modelo do St. Louis Post-Dispatch;
  • Igreja de Santa Maria;
  • Casa Dinsmoor;
  • Casa Meyer;
  • Casa na ponte;
  • Casa Max De Pree.

4. Cadeira LC2

Duas cadeiras L2 pretas lado a lado

Não poderíamos deixar de citar a famosa cadeira LC2, feita pelas mãos de Le Cobusier, no ano de 1928. Um clássico do design geométrico, a cadeira LC2 está presente em diversos lares e salas por todo mundo, feita em materiais personalizados e diferentes cores.

A cadeira possui um formato cúbico quadriculado, facilitando a harmonia com o ambiente e, dessa forma, é amplamente utilizada pelos designers e arquitetos pelo mundo afora. Sua linha posterior, LC3, diverge pelo tamanho e, assim como a LC2, também é popular e muito utilizada.

Le Corbusier

Para além de designer, Le Corbusier foi um importante arquiteto, escultor, urbanista e pintor franco-suíço, nascido em 1887. Dentre seus projetos mais famosos, podemos destacar:

  • Chapelle Notre-Dame-du-Haut;
  • Villa Savoye;
  • Palácio da Assembleia.

5. Cadeira Panton

A cadeira Panton faz parte da lista de móveis modernos, feitos em plástico, referência de design na Dinamarca. Um pouco mais recente, a cadeira Panton foi feita os anos 60 por Verner Panton que deu seu nome ao projeto, com influência direta do arquiteto Ludwig Mies Van Der Rohe, o primeiro designer citado aqui.

Mies Van Der Rohe foi o primeiro artista a utilizar o plástico moldado em projetos de móveis, seguido por nomes como Verner Panton.

Verner Panton

Dinamarquês, Verner Panton nasceu em 1926 e é um dos mais influentes designers da sua época, com referência até os dias atuais. Panton foi conhecido por suas obras futuristas, inovadoras e a cadeira Panton é um exemplo perfeito disso. Sua carreira soma famosos projetos como Gruner & Jahr Publishing House e O Circus Building.

Essas são as principais cadeiras famosas do mundo, com destaque especial para outros móveis como a Womb Chair, Thonet, Wassily e mais.

Se você gostou desse conteúdo, confira também nossa publicação sobre o que é e como incorporar a iluminação zenital ao seu imóvel! Veja também nossos outros posts e fique por dentro de tudo o que envolve o mercado imobiliário.

Deixe uma resposta