Calçadão de Itapema: Orla da Praia do Centro e a valorização dos imóveis

Ir para a praia e deparar-se com uma orla revitalizada, com ciclofaixas, espaço para pedestres, deques de madeira, drenagem, rampas com acessibilidade, chuveiros para os banhistas, iluminação a noite e espaços de lazer, deixam a visita muito mais agradável, prática e uma experiência geral muito boa. E para quem não sabe, acabamos de descrever o calçadão de Itapema. Agora, tanto o calçadão de Meia Praia, quanto o calçadão da Praia do Centro de Itapema estão finalizados,dois projetos importantes para a revitalização e valorização dos bairros, além de outros benefícios também para a região.

Além de fazer a praia ficar mais agradável, o bairro inteiro acaba sendo afetado de forma positiva, dentre eles os comércios locais, agências de turismo, quiosques de praia, restaurantes, e claro, o mercado imobiliário. Os moradores e visitantes da região também se beneficiam de uma clara melhora de infraestrutura, pois quanto mais visitantes e turistas o local recebe, mais investimento ocorre para melhorias. 

Neste artigo vamos falar brevemente sobre essas melhorias e entender um pouco melhor sobre o impacto do calçadão de Itapema no mercado imobiliário local, especialmente quando falamos a respeito de apartamentos de alto padrão.

Calçadão de Itapema na vida da cidade

A construção de um grande calçadão para renovar a orla do Centro foi planejada com o intuito de agregar para o crescimento da cidade, tanto em sua reputação a nível nacional, quanto em aumento populacional – a prefeitura estima 80 mil habitantes até o final de 2020, (45 mil é o censo de 2010). Esse rápido crescimento, até por ser uma cidade jovem, dos anos 1980, mostra que a infraestrutura também está recebendo investimentos. O sistema sanitário, por exemplo, apresenta uma previsão de cobertura praticamente total até o final de 2020.

Com a enxurrada de turistas que visitam o local durante a alta temporada, também é fácil compreender que a cidade e os serviços em si estão se profissionalizando cada vez mais de maneira a melhorar a experiência de todos que por ali passam. Restaurantes de alta qualidade, bares, vida noturna e até mesmo lançamentos de apartamentos na planta em Itapema e região são consequências disso.

Impactos do Calçadão de Itapema no mercado imobiliário

A valorização anual de apartamentos em Itapema já vinha superando os índices de Balneário Camboriú, no entanto, com a finalização da revitalização da orla, a tendência é de esta discrepância aumentar ainda mais. Isso demonstra que, mesmo que a compra de um apartamento em Itapema seja feito como investimento, o mesmo se paga e traz resultados positivos em curto prazo.

A expectativa da presidência do Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Costa Esmeralda (Sinduscon) é de que apenas pela revitalização do calçadão, a valorização da região central poderá chegar em 10%. Esta estimativa considera apenas a existência do espaço público, ainda sem analisar as reverberações que isso trará para a região como um todo.

Lindas paisagens, praias incríveis e mar azul esmeralda. Agora que você sabe sobre os benefícios e quanto o calçadão de Itapema traz para a cidade, chegou a hora de escolher seu apartamento. Venha para a Potencial, imobiliária em Itapema e vamos conversar sobre a opção ideal para você e sua família.

potencial imóveis imobiliária

Deixe uma resposta